Dia 06 de Junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho!

Dia 06 de Junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho!

No dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal com o objetivo de conscientizar o público e os profissionais de saúde sobre a relevância do Teste do Pezinho, que no Brasil, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas unidades.

O teste do pezinho é um exame obrigatório, que deve ser realizado em todos os recém-nascidos, preferencialmente entre o 2º ao 7º dia de vida, a partir de gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê. É um teste de caráter preventivo, cujo objetivo principal é detectar distúrbios do metabolismo que podem não causar sintomas nos primeiros dias de vida, mas algumas delas, quando não são diagnosticadas e tratadas de forma precoce, podem ocasionar deficiência intelectual e, em casos mais graves, levar ao óbito. Com a detecção precoce dessas doenças pelo teste do pezinho, pode-se iniciar um tratamento específico, que permite diminuir ou eliminar possíveis lesões irreversíveis e até mesmo evitar a morte.

Esse ano temos muito a comemorar, pois entra em vigor a Lei nº 14.154, sancionada em 26 de maio de 2021, que amplia de 6 (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita) para 50 o número doenças detectadas pelo teste do pezinho realizado pelo SUS.

A ampliação do Programa Nacional de Triagem Neonatal representa um grande avanço para a saúde pública do Brasil!

 

Relatora:

Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck

Membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: Valmedia I depositphotos.com