Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças

Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças

Texto divulgado em 12/10/2023


A primeira vez que se pensou em ter um “Dia das Crianças” no Brasil foi em 1923, por ocasião do Congresso Sul-Americano da Criança, que discutiu a educação, nutrição e desenvolvimento infantil e, em novembro de 1924, foi apresentada a ideia e definida a data de 12 de outubro, que aconteceu um ano após, mas sem quase nenhuma divulgação até os anos 1960, quando as empresas Johnson & Johnson e a de brinquedos Estrela iniciaram uma cooperação, lançando a “Semana do Bebê Robusto”, especial de venda de bonecos infantis, iniciativa que foi um sucesso de vendas e, daí em diante, outros fabricantes e comerciantes de artigos infantis aderiram e se transformou no que vemos há tantos anos.

O primeiro país a celebrar um feriado infantil foi a Turquia. Embora em muitos países seja comemorado em dias diferentes, o objetivo é promover uma discussão global sobre o bem-estar das crianças.

Porém, esta data é focada no consumo, mas tem que ser a oportunidade que tanto precisamos ter de colocar em destaque os direitos, a saúde, o cuidado e o lazer de todas as crianças.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), todos os direitos das crianças devem ser garantidos sem distinção ou discriminação, devem receber proteção social e oportunidades que promovam o seu desenvolvimento, receber um nome e uma nacionalidade, cuidados pré-natais e pós-natais para a mãe e a criança, aquelas com necessidades especiais têm direito ao tratamento, à educação e aos cuidados necessários, todas devem receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade, devem ter direito à educação adequada para que estejam capacitadas no futuro, devem ser as primeiras a receber ajuda, proteção garantida em casos de negligência, crueldade, exploração e em casos de discriminação, seja por motivo de raça, religião ou qualquer outra característica.

É um dia de celebração, mas também temos que lamentar todas as crianças que estão em meio ao terrorismo, guerra, conflitos, sem possibilidade nenhuma de terem seus direitos respeitados.

O dia 12 de outubro é a ocasião em que devemos pensar também nas crianças menos afortunadas. Muitas vezes as vemos na televisão. E podemos perceber que nem todas as crianças desfrutam das mesmas oportunidades:  nem todas têm a oportunidade de frequentar a escola, pertencer a uma família estável ou usufruir dos seus direitos. Nem todas podem, portanto, olhar para o futuro com confiança e sentir que podem tornar os seus sonhos realidade.

Termino citando 3 frases do significado de ser criança:

“Toda criança é um artista, o problema é como continuar sendo um artista depois que crescemos” – Pablo Picasso.

“Nossos filhos são nosso maior tesouro. Eles são o nosso futuro. Aqueles que abusam deles rasgam o tecido da nossa sociedade e enfraquecem nossa nação” – Nelson Mandela.

“Uma criança sempre pode ensinar três coisas a um adulto: ser feliz sem motivo, estar sempre ocupado com alguma coisa e saber exigir com todas as suas forças o que deseja” – Paulo Coelho.

 

Renata D Waksman
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo