O que um aluno nunca esquece de um professor

O que um aluno nunca esquece de um professor

Alunos, muitas vezes, têm memórias duradouras de seus professores. Essas lembranças podem variar de aluno para aluno, pois estão na dependência dos imprints que esse professor tenha deixado na vida do seu pupilo. No entanto, existem algumas coisas comuns que os alunos costumam lembrar de um professor ao longo dos anos:

  1. Paixão pelo ensino: os alunos tendem a lembrar de professores que demonstram uma paixão autêntica pelo que ensinam. A energia e o entusiasmo do professor pelo assunto podem inspirar os alunos a se interessarem mais pela matéria.
  2. Cuidado e apoio: alunos se lembram de professores que se preocuparam com seu bem-estar emocional e acadêmico, que se dispuseram a ouvir com atenção genuína os problemas do aluno, que se interessaram por suas vidas e aspirações e os orientaram em relação a oportunidades educacionais e profissionais futuras.
  3. Inovação e criatividade: professores que introduzem abordagens de ensino criativas e envolventes são frequentemente lembrados. Isso pode incluir o uso de recursos multimídia, atividades práticas e projetos interessantes. Alunos apreciam quando conseguem entender e aplicar o que foi ensinado.
  4. Desafio e apoio: alunos valorizam professores que os desafiam intelectualmente, incentivando-os a alcançar seu potencial máximo; que os ajudam a desenvolver pensamento crítico e habilidades para resolução de problemas. Ao mesmo tempo, também apreciam professores que oferecem apoio e orientação quando enfrentam dificuldades.
  5. Empatia e compreensão: alunos lembram de professores que entendem e respeitam suas diferenças individuais, incluindo suas capacidades, estilos de aprendizado e origens culturais.

 

O professor que será lembrado é aquele que consegue transmitir para o aluno algo além do conhecimento formal e específico. Aquele que abre, na singeleza do cumprimento de uma tarefa – no exercício de uma vocação, uma janela permanente para a esperança e para o encantamento com a vida.

Reproduzo, para alunos e professores, dois textos inspiradores:

“Se quiser construir um navio não convoque homens para pegar madeira e distribuir as tarefas, mas ensine-lhes o anseio pelo vasto e infinito mar”. (Saint-Exupéry. kdfrases.com/frase/114863)

“Eu estou pensando há muito tempo em propor o novo tipo de professor. É um professor que não ensina nada, não é professor de matemática, de história, de geografia. É um professor de espantos. O objetivo da educação não é ensinar coisas, porque as coisas já estão na Internet, estão por todos os lugares, estão nos livros. É ensinar a pensar. Criar na criança essa curiosidade (…) A missão do professor não é dar as respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na Internet. A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade, criar a alegria de pensar”. (A escola dos meus sonhos | Rubem Alves: (wordpress.com)

A vocês, professores e professoras, que passaram por nossas vidas, nossa eterna gratidão.

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP