Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em 1992, a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: um dia para celebrar as conquistas e as contribuições das pessoas com deficiência.

É um momento de trazer maior visibilidade para aqueles que apresentam as mais variadas condições de deficiência, seja física, sensorial ou intelectual. O espírito é garantir que todas as pessoas no mundo tenham oportunidades iguais de trabalho, diversão, saúde e sucesso. Não podemos esquecer que nem sempre as deficiências são visíveis e, como exemplo, temos as situações de neurodiversidade (autismo, TDAH, dislexia, etc.), alterações da saúde mental e a dor crônica.

Este ano, o tema é “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e com equidade”.

Nós, profissionais da saúde, podemos aproveitar este dia de conscientização para nos tornarmos mais compassivos e compreensivos com os desafios enfrentados por nossas crianças e adolescentes com deficiência. Precisamos compreender a importância da acessibilidade em todos os ambientes e situações e também tentar minorar os nossos vieses inconscientes e estereótipos que perpetuam a discriminação e o capacitismo.

É imprescindível que apoiemos as famílias dessas crianças, para que tenham boas expectativas em relação ao futuro de seus filhos, além de ajudá-las na educação e estimulação com todo o apoio necessário, mas não excessivo (aquele que se transforma em superproteção e infantiliza).

Sejamos defensores e defensoras dos direitos das crianças e adolescentes com deficiência!

 

Relatora:
Ana Claudia Brandão
Presidente do Núcleo de Estudos sobre a Criança e o Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatria de São Paulo