Dia Mundial da Atividade Física

Dia Mundial da Atividade Física

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 05/04/2022


Muitos estudos e pesquisas vêm sendo realizados com a finalidade de comprovar os importantes benefícios da atividade física em qualquer etapa do desenvolvimento humano, empenhados em incentivar os indivíduos a exercitarem o corpo e adotarem estilos de vida mais saudáveis.

Para contribuir com a divulgação e conscientização da população sobre as vantagens da atividade física, algumas datas têm se tornando marcos importantes na missão de incentivar as pessoas a buscarem alternativas mais saudáveis para sua vida através da recreação, atividades físicas e esportes.

Dentre estas datas temos o dia 6 de abril, quando é comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, bem como o Dia Mundial da Atividade Física, cujo objetivo é mostrar para as pessoas como cuidar da saúde e prevenir doenças através das práticas corporais. E com base no programa Agita Mundo (realizado desde 1997, na época somente em São Paulo), a Organização Mundial de Saúde instituiu esse dia para a prevenção do sedentarismo, com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos.

Nos últimos 30 anos, tem-se observado uma maior atenção sobre o aumento do sedentarismo e doenças consequentes deste modo de vida, justificado, em grande parte, pelas mudanças de comportamento decorrentes do uso de eletrônicos, internet, redução dos espaços de moradia, falta de segurança nas ruas. Este fato tem sido foco de preocupação das famílias e dos profissionais da saúde e educação e de todo sistema de saúde pública.

Por que estimular a atividade física na infância?

A infância é, sem dúvida, um período fundamental no processo de constituição dos alicerces da vida, a base para o desenvolvimento neuropsicomotor, afetivo e relacional.

É preciso ter uma infância ativa. Faz parte dessa fase a vontade e a necessidade de se movimentar, correr, pular, explorar o ambiente. Por isso toda brincadeira, exercícios, esportes e exploração da natureza não devem ser descuidados, mas sim encorajados e estimulados tanto quanto possível, de acordo com os estágios de desenvolvimento que se encontra a criança.

As experiências vividas pelas crianças a partir do próprio corpo possibilitam a consciência de si mesmo e reconhecimento de suas capacidades e limitações. Desenvolvem a coordenação motora e sensorial, a noção de tempo e espaço, ensinam a compartilhar e cooperar com os colegas, contribuem com a autoestima e a interação social. Além disso, a criança que se movimenta tende a ter uma melhor qualidade de sono, maior capacidade de concentração e aprendizado na escola.

Incentivar a prática de atividades físicas na infância é muito importante para um crescimento saudável. Se oferecidas de forma adequada, é possível criar hábitos cotidianos saudáveis e com maior oportunidade de se chegar à fase adulta com saúde.

Por isso, é importante assegurar, desde o nascimento, espaços que facilitem a movimentação, a exploração do ambiente e dos objetos e interação com pessoas, permitindo que cada criança tenha acesso à diversificação de experiências.

Uma das consequências mais graves do sedentarismo na infância é a obesidade (segundo dados do Ministério da Saúde, uma a cada três crianças no Brasil está acima do peso), além de se constatar cada vez mais casos de crianças com diabetes, doenças respiratórias e complicações cardíacas.

Assim, vale ressaltar a importância da presença dos pais como referência de uma vida saudável durante a infância, bem como de educadores e profissionais da saúde como estimuladores das práticas corporais, orientando e apresentando as inúmeras possiblidades de como as crianças podem realizar atividades corporalmente dinâmicas.

Durante os dois primeiros anos (0 a 2 anos), a criança precisa ser apresentada ao mundo, sendo o seu corpo o principal canal de comunicação com tudo que acontece ao seu redor.

É nessa fase que a presença da família será fundamental para ajudá-la a conhecer e explorar diferentes objetos e ambientes, rolar, sentar, engatinhar, andar com apoio e caminhar.

Não podemos esquecer que a criança gosta de brincar, então a ludicidade estará presente na maior parte de suas atividades. O brincar exige ação, o que é de suma importância para a promoção da saúde durante todo o processo de vida.

Aos 3 e 4 anos, a criança precisa ser apresentada a um maior repertório de movimentos, principalmente através das brincadeiras, dando oportunidades para correr, saltar, pular, rastejar. Nessa faixa etária ela irá explorar tudo que estiver ao seu redor.

A partir dos 5 e 6 anos, a criança já terá mais interesse e habilidade em brincadeiras e jogos com bola, bambolê, corda e jogos mais desafiadoras. É importante a presença de familiares e educadores na transmissão e conhecimento de diferentes jogos e brincadeiras.

A partir dos 7 anos é possível introduzir alguns esportes de forma a ampliar o interesse das crianças por essas práticas. É válido introduzir neste período os minijogos e os jogos pré-desportivos, pois além de um maior estímulo para elas participarem, irão aprender a lidar com o ganhar e perder.

É importante ter cuidado com a iniciação precoce a um esporte determinado, pois a criança precisa conhecer o maior número de opções e experimentar um repertório maior de movimentos. Não se esquecer de oferecer atividades que elas aprendam se divertindo. Por isso, é preciso focar na formação integral da criança para que ela possa decidir o melhor caminho em sua vida com base nas suas experiências.

A partir dos 11 anos, ela já está apta para escolher apenas um esporte de sua preferência.

Todas as práticas referidas acima podem ser realizadas em espaços comunitários como centros esportivos, praças, parques, escolas de esportes e outros locais adequados.

Assim como os adultos, as crianças devem fazer o esporte com prazer, dessa forma o seu desenvolvimento motor será adquirido mais facilmente e de forma espontânea. Deve-se fazer com que as crianças mantenham o interesse pela atividade oferecendo sempre alternativas para sua prática.

Benefícios da atividade física para crianças

  1. Favorece o crescimento e desenvolvimento saudáveis.
  2. Promove fortalecimento dos ossos, músculos e articulações.
  3. Melhora a postura e o equilíbrio.
  4. Traz benefícios ao sistema cardíaco.
  5. Ajuda no controle de peso.
  6. Melhora a autoestima.
  7. Favorece o aprendizado de novas habilidades com diversão.
  8. Melhora o foco e a concentração.
  9. Melhora a interação social.
  10. Promove a inclusão da criança.

Todos, incluindo familiares e profissionais que trabalham no campo da infância, devem considerar a atividade física na infância como uma questão importantíssima para a saúde global, oferecendo atividades estimulantes e saudáveis, bem como divulgando informações sobre sua importância e implementando programas para a sua prática orientada.


Relatores:
Ana Célia Osso da Costa
Maria Inês Britto Brunello
Membros do Núcleo da Prática de Atividade Física e Esportes na Infância da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: rawpixel | depositphotos.com