Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 06/04/2022


No dia 7 de abril de 2022 comemoramos mais um Dia Mundial da Saúde, data que coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo principal da comemoração é conscientizar a população sobre os aspectos envolvidos com a saúde de um indivíduo. O tema deste ano é Nosso planeta, nossa saúde.

A mudança climática é a maior ameaça à saúde global do século XXI. A saúde é e será afetada pela mudança climática por meio de impactos diretos (ondas de calor, secas, tempestades pesadas e elevação do nível do mar) e indiretos (doenças transmitidas por vetores e por vias aéreas, insegurança alimentar e hídrica, desnutrição e deslocamentos forçados).

 

Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. 

De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 196, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

A ideia de um bem-estar completo, isto é, saúde, só será atingido quando houver condições socioeconômicas, ambientais e saneamento básico; especialmente tratando-se de países em desenvolvimento. A conscientização e políticas de saúde em todos os níveis, incluindo as entidades civis e públicas são necessárias. E também precisamos elencar a prevenção, como peça fundamental para aquisição de saúde.

 

Nosso planeta, nossa saúde

Precisamos imaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos, onde as economias estejam focadas na saúde e onde as cidades sejam habitáveis e as pessoas tenham controle sobre sua saúde e a saúde do planeta.

Com relação às nossas crianças, vale reforçar o conceito da alimentação saudável, tão escassa na vida atual e também a importância da realização de atividade física, num momento em que as diferentes telas (celulares, tablets, computadores, televisões) estão invadindo a vida de todos. O acesso à escola e a todas as atividades escolares, culturais e esportivas também é fundamental para o desenvolvimento e crescimento completo na infância.

Atualmente, estamos, ainda, sofrendo os impactos causados pela pandemia da covid-19, que atingiu nosso planeta nos últimos dois anos. Falar hoje em saúde é falar de proteção. Devemos manter as medidas de proteção com relação à covid-19 e continuar a usar o álcool gel e a máscara em locais fechados.

 

Relatores:
Ana Paula Lerner Marques
José Gabel
Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: serrnovik | depositphotos.com