Dia Mundial da Pneumonia

Dia Mundial da Pneumonia

O Dia Mundial da Pneumonia, instituído em 12 de novembro, objetiva alertar sobre a gravidade e ressaltar a prevenção das pneumonias adquiridas na comunidade.

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é uma infecção nos pulmões contraída fora do ambiente hospitalar que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é responsável por cerca de 20% da mortalidade mundial em crianças abaixo de cinco anos de idade.

São cerca de 2 milhões de óbitos anuais nessa faixa etária e 70% deles ocorrem em países subdesenvolvidos. A incidência nesses países é, em média, de 0,3 episódios/criança/ano, sendo que, no Brasil, ocorrem cerca de 4 milhões de casos anuais em crianças.

Algumas condições aumentam o risco de pneumonia em crianças, tais como mãe fumante durante a gestação, nascimento prematuro, doenças pulmonares, cardíacas, neurológicas e exposição precoce das crianças saudáveis, pelo seu sistema imunológico imaturo a berçários ou creches, aglomerados, poluição ambiental e fumaça de cigarro.

A prevenção adequada pode reduzir os riscos através do aleitamento materno, higiene das mãos antes do contato, esterilização dos materiais de uso da criança, imunização e a não exposição das crianças muito pequenas a ambientes de risco.

Os vírus são os principais causadores de infecções das vias aéreas superiores e quando acometem as vias aéreas inferiores causam bronquiolite, sibilância recorrente (chiado no peito) ou pneumonia, predominando em crianças nos cinco primeiros anos de vida. Tosse seca, respiração acelerada (cansaço), chiado no peito e febre abaixo de 38,5o C sugerem pneumonia viral.

As pneumonias também são causadas por bactérias e cursam com tosse úmida (som de catarro), febre mais elevada, dificuldade para respirar e sem chiado no peito. Crianças com idade acima de dois anos podem referir dor na região do tórax (peito) ou no abdome (barriga). O diagnóstico de pneumonia é feito pelo exame clínico da criança e frequentemente auxiliado pela radiografia de tórax e outros exames laboratoriais, a critério médico. A tomografia de tórax só deve ser solicitada em casos de pneumonias graves, a critério médico, evitando exposição da criança a maior dose de radiação.

Pneumonias acarretam queda do oxigênio no sangue e se essa queda atingir nível preocupante ou crítico é indicativo de internação. Pneumonias bacterianas são tratadas com antibióticos, já as virais não têm medicamentos específicos e recebem tratamento dirigido às manifestações. São vários os vírus que causam pneumonia e até o momento o único prevenível através da vacinação é o influenza, que deve ser feita anualmente; já para as causadas por bactérias, há disponibilidade de prevenir com vacinas incluídas no calendário vacinal, porém, não para todas as possíveis bactérias conhecidas e causadoras de pneumonia.

O diagnóstico e o tratamento precoces modificam a evolução, evitando sofrimento, mortalidade e doenças respiratórias crônicas.

Relatora:
Neiva Damaceno
Professora Assistente de Pneumologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Santa Casa de SP
Vice-Presidente do Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo