Dicas de alimentação saudável e riscos da obesidade

Dicas de alimentação saudável e riscos da obesidade

Disciplina é um dos segredos do sucesso: respeitar uma rotina de horários para as refeições ensina a criança a não beliscar nos intervalos, o que preserva o apetite e promove uma melhor aceitação alimentar nas refeições principais. Faz parte da disciplina comer sempre na mesa da cozinha ou da sala de jantar, e não em qualquer lugar da casa; preferencialmente as refeições devem ser realizadas em família, pois a criança aprende muito ao observar seus familiares no momento da refeição. Distrações com TV, vídeos, celulares, etc. atrapalham a percepção da criança sobre a sua saciedade, podendo promover uma ingestão exagerada ou insuficiente e prejudicando seu estado nutricional.

A inclusão da atividade física na rotina das crianças também precisa ser seguida com disciplina – seja para atividades lúdicas ou atividades orientadas por professor. O hábito de ser ativo e praticar atividades ao ar livre é fundamental para garantir uma vida saudável.

Bom senso é outro segredo do sucesso – não há necessidade de proibições. Deve-se ter em mente que a disciplina e o estabelecimento de limites são de responsabilidade dos cuidadores da criança. Organizar as compras do mercado para que a rotina em casa seja bastante saudável e livre de alimentos ultraprocessados permite que algumas guloseimas eventualmente sejam consumidas fora de casa. O bom senso também permite que os pais não se sintam pressionados pelas preferências alimentares dos filhos, nem pelas “birras” que podem ocorrer no momento das refeições e que fazem parte do desenvolvimento normal das crianças.

A obesidade é uma doença crônica, e se cujo início for precoce (ainda na infância), tende a persistir na vida adulta. As consequências podem ser bastante debilitantes, com alterações metabólicas, ortopédicas, infecciosas e psicossociais (bullying, depressão, por exemplo). As complicações metabólicas da obesidade na infância podem antecipar o início de doenças crônicas não transmissíveis do adulto (diabetes e hipertensão arterial, por exemplo), diminuindo a expectativa de vida. As outras complicações têm um impacto negativo importante na qualidade de vida dessas crianças e adolescentes e, portanto, precisam ser prevenidas.

Dessa forma, a identificação precoce de hábitos nocivos que contribuem para o ganho excessivo de peso é fundamental para que a intervenção terapêutica produza resultados eficientes e duradouros para o paciente, promovendo uma adequação na proporção entre o peso e a estatura, garantindo assim a prevenção ou mesmo reversão de eventuais complicações da obesidade.

 

Relatora:
Rosana Tumas
Presidente do Departamento Científico de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: @wirestock / www.freepik.com