Educação sem violência e a violência na escola

Educação sem violência e a violência na escola

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Educação sem Violência, nossa reflexão sobre o tema tem que passar pelas inúmeras formas de violência ocorridas em escolas recentemente.

A escola é um microssistema social e ecológico integrado a todo o restante da sociedade; assim, tudo que acontece no meio social pode impactar e influenciar o ambiente escolar. Muitos têm a ilusão de que dentro dessas quatro tudo é “paz e alegria”. Relatos como homicídios, tentativas de homicídios, agressões entre alunos e à equipe escolar, assim como de atos de tortura a crianças quebram essa imagem. Adolescentes assassinados por um ex-aluno, criança mantida em uma jaula, outra amarrada em uma pilastra. Cenas que não queríamos ver!

Temos, na verdade, uma sociedade adoecida, nesta modernidade fluida, como bem definiu Bauman, na qual as famílias são desestruturadas, crianças e adolescentes são criados sem limites, sem objetivos claros, com cuidado terceirizado e as equipes escolares estão desgostosas, com inúmeras preocupações, sem receberem o devido valor por seu trabalho. Este cenário, associado aos traumas causados pela pandemia, torna-se um caldeirão explosivo em muitas situações.

Como pediatra, penso que precisamos lutar para a criação nas escolas de um ambiente saudável e promotor de paz e não de violência, através do resgate de muitos valores. Primeiro, ensinando em casa, essencialmente através do exemplo, a tolerância com o outro, a ouvir o próximo e aprender a discordar sem se tornar inimigo. Devemos valorizar o trabalho dos professores e da equipe escolar, frequentando a escola, conversando em casa sobre a equipe e ressaltando sua importância. Devemos estimular a autoestima dos filhos, ressaltando suas qualidades, ensinando-os a terem autonomia na resolução de pequenos problemas e valorizando a gentileza. Podemos criar associações de pais que participem das escolas e que conheçam seus dilemas.

Ter canais efetivos para denunciar a violência na escola e em seu entorno também é fundamental para o avanço na questão. Precisamos arregaçar as mangas e agir, pois não é possível mudar sem envolvimento de todos, pais, alunos, professores, equipe escolar e também de saúde.

 

Relator:
Fausto Flor Carvalho
Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da SPSP
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP