Ensinar os filhos em casa

Ensinar os filhos em casa

medium_299066758O portal BBC Brasil publicou artigo sobre educação domiciliar, em que os filhos recebem educação em casa e não na escola. De acordo com a matéria, o assunto é polêmico: de um lado pais insatisfeitos com o sistema educacional do País defendem o direito de eles próprios – e não o Estado – decidirem como e onde os filhos serão educados; de outro lado, o governo e alguns juristas alegam que tirar uma criança da escola é ilegal. Além da crítica de educadores, que acreditam que essa prática colocaria as crianças em uma bolha. Apesar da briga, o artigo informa que a ideia está crescendo no Brasil, segundo dados da Aned – Associação Nacional de Educação Domiciliar. Os motivos que levam os pais a optarem pela educação domiciliar não param apenas na insatisfação com o sistema educacional, informa a matéria. Incluem evitar que os filhos sofram bullying, discordância com valores morais passados pela escola e o desejo de estar mais envolvidos e presentes na criação dos filhos.

Portal BBC Brasil, 4 de novembro de 2013
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131104_educacao_domiciliar_abre_vale_mdb.shtml

Comentários:
Dr. Fausto Flor Carvalho
Departamento Científico de Saúde Escolar da SPSP

Apesar de não existir consenso sobre a educação domiciliar, acreditamos que a escolarização seja importante no processo de socialização e amadurecimento pessoal das crianças. Há diversos tipos de escolas, com modelos pedagógicos educacionais bem variados, permitindo que os pais optem por modelos que considerem mais adequados. Os pais têm o direito de decidir sobre a qualidade da educação a ser transmitida aos filhos, porém não há dados que comprovem uma melhor aprendizagem fora do ambiente escolar. Desta forma, cremos que a escolarização deva ser realizada, salvo excepcionais exceções.

___
Publicado em 21/03/2014.
photo credit: photo credit: Vince Alongi via photopin cc

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.