Fórum HIV e a primeira mamada

No dia 18 de fevereiro, aconteceu o Fórum HIV e a Primeira Mamada, no anfiteatro térreo da sede da SPSP, em São Paulo (SP). A reunião, coordenada por José Hugo de Lins Pessoa, presidente da SPSP, teve como objetivo a elaboração de sugestões para proteção, nas maternidades, dos recém-nascidos de gestantes com “status” sorológico desconhecido para o vírus HIV, sem, no entanto, privá-los do benefício da amamentação precoce. Para discutir o tema, estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, dos Departamentos Científicos de Aleitamento Materno, Infectologia e Neonatologia da SPSP, do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, da Secretaria Estadual da Saúde e das Clínicas Obstétricas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros.

Após as exposições de Elsa Giugliani, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, e de Luiza Matida, coordenadora do CRT-DST/AIDS da Secretaria Estadual da Saúde houve amplo debate sobre o tema. Ao final foi constituída uma comissão de cinco pessoas para a elaboração do texto final do Fórum, que deverá ser divulgado oportunamente nos meios de comunicação da SPSP para todos os profissionais envolvidos no acompanhamento de gestantes e seus recém-nascidos.  

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 2/03/2009.

Lúcia Fontes

José Hugo de Lins Pessoa abre o fórum.
 

Lúcia Fontes

Profissionais de saúde presentes na reunião.
 

Lúcia Fontes

Elsa Giugliano, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, fala aos presentes.