Hoje, 10 de Julho, é o Dia da Saúde Ocular!

Hoje, 10 de Julho, é o Dia da Saúde Ocular!

A maioria das doenças oftalmológicas no bebê pode ser tratada se houver diagnóstico precoce. Assim, como o teste do pezinho, o teste do olhinho é essencial para o diagnóstico da doença oftalmológica. A falta de visão afeta o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Muitos problemas que podem se tornar graves, podem ser detectados e tratados precocemente mesmo nos primeiros anos de vida de uma criança.

As alterações oculares, quando não percebidas precocemente podem acarretar consequências importantes às crianças limitando a sua independência e capacidade.

Primeiramente, é importante que se compreenda que um recém-nascido não possui a visão totalmente desenvolvida. Por este motivo os bebês não enxergam como os adultos, pois sua visão ainda está em fase de desenvolvimento, ou seja, ele está aprendendo a enxergar. Por este motivo, não se preocupe se nos primeiros meses de vida o bebê ficar ‘vesguinho’, pois ele ainda não domina a técnica de focalizar objetos e pessoas com os dois olhos. Doenças que impeçam esse aprendizado podem acarretar sérios problemas.

Os livros infantis, repletos de desenhos e cores, também são ótimos para o desenvolvimento da visão dos pequenos. Diferente das telas de celulares e televisão, os livros não são prejudiciais e, além de auxiliarem a visão, ainda ajudam no desenvolvimento da inteligência e raciocínio da criança.

A avaliação oftalmológica garante que a visão do seu bebê esteja se desenvolvendo como deveria.  Se possível, um exame oftalmológico completo pode ser realizado entre 6 e 12 meses de idade.

Problemas oculares ou de visão podem atrasar o desenvolvimento de um bebê. É importante encontrar esses problemas o mais cedo possível para que a criança possa crescer e aprender adequadamente.

Aprenda a proteger a visão do seu filho com exames oftalmológicos regulares à medida que ele cresce.

 

Relator:
Marcelo Alexandre Agra Cavalcante Costa
Departamento Científico de Oftalmologia

 

Foto: belchonock I depositphotos.com