Homenagem da SPSP ao Dia do Pediatra

Homenagem da SPSP ao Dia do Pediatra

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 27/07/2022


O Dia do Pediatra é celebrado anualmente em 27 de julho, data escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que ocorreu em 1910.

A Pediatria constitui-se na especialidade da Medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano desde antes do seu nascimento até a entrada na vida adulta. Nós buscamos utilizar nossa capacidade profissional, habilidades técnicas, conhecimento científico e compromisso ético com o objetivo da manutenção ou recuperação da saúde da criança ou do adolescente.

Há 32 anos, desde a assinatura da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989, ratificada pelo Brasil em 20 de setembro de 1990, progressos significativos foram feitos para as crianças nas áreas da saúde, educação, proteção e direitos civis.

As crianças e adolescentes de ontem não são os de hoje! E nós, pediatras, temos que acompanhar essas mudanças, adaptar nossas abordagens e enfrentar desafios do passado e outros atuais: há 30 anos não havia Internet, tantas mudanças climáticas, pandemias, guerras, conflitos e fluxos migratórios.

Temos que garantir às crianças e aos adolescentes os direitos que impactam diretamente em seu futuro e assumir com seriedade as questões que interessam a elas: desnutrição em consequência de mudanças climáticas, secas e inundações; desidratação e infecções graves por escassez  ou contaminação de água; falta de acesso a serviços de saúde; crianças que não estão sendo vacinadas,  disseminação de desinformação sobre vacinas e o ressurgimento de doenças que já estavam erradicadas (sarampo, poliomielite); quadros graves de depressão e suicídio (hoje em dia é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos); índices altos de mortalidade infantil nas cidades; pandemias que interrompem a educação, deixam gerações fora da escola; abandono escolar, aumento da violência contra os mais vulneráveis; falta de acesso ao mundo digital, Internet que não foi projetada para as crianças, que sofrem assédio e são expostas a conteúdo nocivo; êxodo rural; crianças sem registro de nascimento (sem existência oficial) e falta de perspectivas futuras de adquirir habilidades úteis para o futuro, com a paralização nos ciclos de pobreza e desigualdades.

A infância e a adolescência são etapas da vida decisivas para a saúde, educação e para a consolidação de valores pessoais, familiares, culturais e religiosos. Ao analisar os desafios citados acima, isso pode parecer muito simplista, ambicioso e até impossível de conquistar, mas é importante pensar num futuro melhor, graças a ações e medidas de prevenção simples e cientificamente reconhecidas como válidas que nós, pediatras, temos o desejo e o dever de cumprir.

No dia 27 de julho temos motivos para comemorações?

Claro que sim! O nosso papel na vida das crianças e adolescentes não pode ser subestimado!

A Pediatria não é apenas uma atividade médica, mas um estado de espírito e arte, que tem como alicerce o amor e o cuidado à criança e ao adolescente, assistindo-os e contribuindo para a formação de adultos saudáveis, socialmente úteis e mentalmente sadios!

Em nome da Diretoria Executiva, nossos parabéns a todos os pediatras!

 

Saiba mais:

1-Convenção sobre os Direitos da Criança. Instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal. Foi ratificado por 196 países.
https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca

2-Pediatria. Defesa Profissional Relator: Pessoa, JHL. Disponível em:
https://www.infoescola.com/medicina/pediatria/

3-Brasil tem mais de 43 mil pediatras: os principais desafios da profissão. Disponível em:
https://www.segs.com.br/saude/351964-brasil-tem-mais-de-43-mil-pediatras-os-principais-desafios-da-profissao

 

Renata D Waksman
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo