Pediatras, qual é a nossa cara?

Pediatras, qual é a nossa cara?

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 27/07/2022


Se você entrar no Google poderá ter acesso a este tipo de propaganda, que reproduzo parcialmente, a seguir:

Passo a passo: saiba como ser um pediatra:

Escolha uma boa instituição de ensino

Faça o vestibular para Medicina

Forme-se em Medicina – o curso tem duração de 6 anos 

Especialize-se em Pediatria através da Residência Médica – o curso tem duração de 3 anos

Qual é o perfil do médico pediatra?

Pra alcançar o que faz um pediatra, você precisa gostar de lidar com crianças e compreender suas particularidades e necessidades acima de tudo. Mas isso não é tudo: a manutenção de uma boa comunicação com os pais e responsáveis também é essencial! Outras características que fazem parte do perfil profissional são: habilidade de ouvir; boa capacidade de explicar conceitos e observação; responsabilidade; empatia; jogo de cintura. Outro ponto que não pode deixar de ser ressaltado é a importância da valorização do estudo. O médico é um profissional que jamais deixa de estudar, precisando de atualizações constantes pra acompanhar as inovações e tendências do setor da saúde. Então, tenha isso em mente na hora de optar.

Agora é com você!”

60 milhões de brasileiros. É sobre esse contingente da população brasileira que os pediatras devem atuar através das variadas competências desenvolvidas pela especialidade e suas áreas de atuação (especialização). Uma parcela expressiva da população do país na qual está depositada a esperança do futuro.

Infelizmente não podemos ser otimistas. Há sombras pairando no horizonte. Entretanto, não queremos ser pessimistas, muito menos ficar imobilizados pelo desânimo e pela inação.  Só nos resta o combate no front de luta – a vida social, a vida política, a vida relacional com as famílias que atendemos – a profissão. 

Em 30/03/2022, com apoio da SBP, propostas apresentadas no Senado Federal buscam avanços para a classe médica e população, que contemplam esta preocupação que mencionamos acima. Nos limitaremos a trazer à tona outro aspecto mais singelo, porém, não menos importante: “que pediatras o mundo atual está demandando?”, ou, em outras palavras: “quais as habilidades que um pediatra moderno deve possuir?”.

Claro que esta resposta não é simples, por isso necessita de reflexão. As perguntas feitas acima sugerem outras perguntas: “Qual é a nossa única e exclusiva vocação como médicos pediatras, que nos torna únicos e necessários?”.

Uma resposta apressada, do tipo: “nosso papel é cuidar de crianças e adolescentes”, não é suficiente. Esta outra resposta: “somos os vigilantes do desenvolvimento de um ser em crescimento”, tão pouco é suficiente.  Mais uma possível resposta: “somos os grandes consultores familiares”, ainda não basta.

Este é um texto provocativo. Incomoda de propósito. Não dará resposta alguma, pois é necessária uma reflexão coletiva.

Pediatras, qual é a nossa cara?

Parabéns pelo Dia do Pediatra!

27/07/2022

Relator: Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP