Lá vamos nós de novo… Outra moda perigosa chegou!

Nova rede social (TikTok), novas fontes de vídeos entre a garotada, algumas “ideias de jerico” que são perpetuadas por outras crianças/adolescentes. E assim, surge o “Desafio do Benadryl®”.

Benadryl® é um antialérgico que não é vendido com esse nome no Brasil. No desafio, a garotada toma uma dose “cavalar” da medicação (até 10 vezes a dose recomendada) e filma os efeitos que essa insensatez causa, como delírios e alucinações.

jeanette dietl | depositphotos.com

Parece tão óbvio que é difícil ter que escrever sobre os riscos que quem faz isso corre! Mas, vamos lá…

Efeitos colaterais são sintomas que, mesmo usando a medicação de forma correta, podem ocorrer em maior ou menor frequência. Os efeitos colaterais descritos em dose normal (dose recomendada) do Benadryl® incluem: sedação, tontura, alteração psicomotora e cognitiva, boca seca, visão turva, constipação, retenção urinária e ganho de peso.

No desafio, a ideia (maluca e super arriscada!) seria aumentar a dose para intensificar os efeitos. Só que o excesso do medicamento pode causar: ataque cardíaco, derrame cerebral, parada respiratória, lesão cerebral e até morte!! Que brincadeira é essa que pode matar ou deixar sequelas????

Para TODOS os medicamentos valem as normas abaixo:

1. Não use remédios sem indicação médica.
2. Respeite a prescrição: dose da medicação e intervalos de tomadas certos.
3. Pais, tenham as medicações em casa em local bem guardado, seguro, de difícil acesso às crianças. Apenas adultos responsáveis devem ministrar as medicações.
4. Façam uma lista de todas as medicações que há em casa. Guardem as bulas que orientam o que fazer em caso de reação à medicação ou hiperdosagem.
5. E para quem gosta das brincadeiras online: não seja “Maria vai com as outras”. Nem todas as brincadeiras que aparecem são seguras, por isso não copie tudo que vê.

Esse desafio surgiu fora do Brasil e já causou mortes. Não brinquem com isso!!!

___
Relatora:
Dra. Tania Zamataro
Presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo