Nota de repúdio à divulgação de livro que questiona recomendação de consumo zero de bebida alcoólica durante gravidez

Texto divulgado em 04/03/2024


A Sociedade de Pediatria de São Paulo expressa seu repúdio e total indignação com a divulgação pela mídia de um livro escrito pela economista americana Emily Oster, intitulado “Guia da Grávida Bem Informada:  Por que a sabedoria convencional sobre a gestação está errada e o que você realmente precisa saber”, no qual a autora desbanca algumas recomendações médicas durante a gravidez.

Para escrever o livro, a autora diz que revisou artigos que, para ela, “não apresentaram provas convincentes de que o consumo moderado de álcool era arriscado para o feto”, e que, portanto, não vê problema em beber “até dois drinques por semana no primeiro trimestre e até um por dia no segundo.”

Em resposta às considerações da escritora em seu livro, a Publicação do Comitê sobre Abuso de Drogas da Academia Americana de Pediatria (COMMITTEE ON SUBSTANCE ABUSE) Fetal Alcohol Spectrum Disorders. Pediatrics. 2015; 136(5): e 1395-406 reafirma que a exposição pré-natal ao álcool pode lesar o feto em desenvolvimento e é a principal causa prevenível de anomalias (defeitos) congênitos, de alterações do neurodesenvolvimento e do desenvolvimento cognitivo e intelectual na atualidade. Reforça, ainda, que durante a gravidez NENHUMA quantidade de ingestão de álcool é segura e que todas as formas de álcool (cerveja, vinho, destilados) representam risco semelhante.

A ingestão de álcool na gestação pode causar no feto/recém-nascido o que a literatura refere há décadas, com comprovação científica e validada, o “Espectro de Desordens fetais alcoólicas (FASD)”, caracterizado por alterações no neurodesenvolvimento, alterações faciais, do sistema nervoso central, como microcefalia, e anomalias congênitas, como malformações cardíacas e renais, além de baixo crescimento.

Por todos esses fatores, a SPSP continua com a recomendação de TOLERÂNCIA ZERO PARA O ÁLCOOL NA GESTAÇÃO!

 

Helenilce de Paula Fiod Costa                                                                                                       
Presidente do Núcleo de Estudos dos Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido (SAF) da Sociedade de Pediatria de São Paulo