O Dia Mundial do Brincar é hoje – 28 de maio!

O Dia Mundial do Brincar é hoje – 28 de maio!

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 28/05/2021


Hoje comemoramos o direito das crianças de brincar! A importância do brincar já foi reconhecida, desde 1959, com a Declaração dos Direitos da Criança e fortalecida em 1989, na Convenção dos Direitos da Criança. O Brasil foi signatário dessa Convenção e o direito de brincar e ao lazer está no Artigo 31.

Esta data foi escolhida em reconhecimento ao dia em que a International Toy Library Association foi formada, em 1987. A data foi reconhecida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e é celebrada em mais de 40 países.

E para tornar o dia ainda mais especial, a Aliança pela Infância – rede mundial que promove ações e reflexões das pessoas em relação aos cuidados com a educação infantil – organiza, no mundo e no Brasil, desde 2004, a Semana Mundial do Brincar, que vai de 22/05 a 30/05.

Todos os anos ocorre a escolha de um tema para esta semana e, sem esquecer da pandemia e do confinamento em que vivemos há mais de um ano, para o ano de 2021 o tema escolhido foi: “casinhas da infância”.

E por que o brincar é essencial para a saúde mental e o bem-estar das crianças?

Segundo a organização Play Day England, do Reino Unido:

  • Brincar ajuda as crianças a lidar com o estresse e a ansiedade e promove a resiliência, permitindo que lidem melhor com os desafios;
  • Brincar oferece a oportunidade de se divertir, rir, “dar um tempo”, relaxar e fazer novas amizades;
  • Brincar ao ar livre permite que as crianças apreciem a natureza, o meio ambiente e se sintam parte de sua comunidade – em e com segurança;
  • Brincar é fundamental para a felicidade das crianças e crianças felizes deixam as comunidades mais felizes.

Mais dicas de como brincar na pandemia, estimular brincadeiras populares e espaços lúdicos no site da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal – Radar da Primeira Infância – Especial: Dia Mundial do Brincar.

 

Relatora:
Renata D. Waksman
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto:  AllaSerebrina | depositphotos.com