Odontopediatria e pré-natal odontológico

Relatoria: Grupo de Saúde Oral da SPSP
Lúcia Coutinho (coordenadora), Dóris Rocha Ruiz, Silvia José Chedid, Adriana Mazzoni, Carla Di RagoTodescan, Cristina G. Del Conte Zardetto, Liliana Ap. Mendonça V. Takaoka, Maria do Carmo Carvalho Bertero, Patricia Camacho Roulet, Regina Donnamaria Morais, Renata Di Francesco, Sylvia Lavinia Martini Ferreira, Vera Regina Mello Dischekenian

Qual a ação de um Odontopediatra?
O delineamento do tipo de assistência odontopediátrica a ser oferecido a cada paciente infantil  inicia-se na primeira consulta através da anamnese, onde irá coletar informações relevantes acerca de sua saúde desde o período gestacional, até o momento atual, estabelecendo assim, uma oportunidade de diálogo com os pais, além da comunicação visual e verbal com a própria criança A coleta de informações a respeito dos hábitos de higiene e alimentares que a criança já possua deverá ser realizada nesta consulta e, à medida que for necessário e possível, corrigi-los e reorientá-los, para que o núcleo familiar adquira hábitos saudáveis.

A anamnese realizada na primeira consulta inclui perguntas sobre o período gestacional. Por quê?
Durante o período gestacional há a confluência das cavidades bucal e nasal e individualização dos lábios superior e inferior além da formação de todos os dentes decíduos, sendo que muitos dentes já estão com a parte da coroa totalmente formada quando a criança nasce. Ainda é importante perguntar à mãe se o período gestacional transcorreu sem maiores problemas de saúde e investigar se a mãe fez uso de algum medicamento durante esse período que possa ter efeito na formação dos dentes da criança.

O que é o pré-natal odontológico?
É o atendimento odontológico durante a gestação e visa contribuir para a saúde da gestante e do seu bebê. O dentista irá prevenir ou tratar as doenças orais da gestante e esclarecer as dúvidas das futuras mamães, como aleitamento materno, hábitos e higiene oral. É importante salientar que problemas periodontais em gestantes podem levar a nascimento de bebê prematuro ou de baixo peso, porém o ideal será fazer uma avaliação odontológica preventiva antes de engravidar, quando possível.

Em que fase da gestação deve-se agendar uma consulta com o dentista?
A gestante deve agendar a visita ao dentista assim que iniciar os cuidados do pré-natal. Estabelece-se a frequência das consultas odontológicas de acordo com a necessidade individual de cada gestante. A odontologia fornece condição segura de atendimento em qualquer fase da gestação, desde que se sigam todos os protocolos de segurança. O segundo trimestre é o melhor período para se fazer um tratamento odontológico, quando necessário.

Texto divulgado em 12/12/2012