Realizado Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais da Saúde – Diretrizes SBP

Texto divulgado em 26/03/2024


No dia 23 de março, aconteceu, na sede da SPSP, o Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde – Diretrizes SBP, que teve por objetivo ensinar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde (não médicos) que atendem ao neonato na sala de parto e/ou unidade neonatal a ser parte da equipe que realiza os procedimentos de reanimação em recém-nascidos pré-termo tardios, de termo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as diretrizes do PRN-SBP de 2022.

Organizada pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP e pelo Programa de Reanimação Neonatal SBP/SPSP, a atividade foi coordenada por Mandira Daripa Kawakami e Silvia Heloisa M. Loffredo, contando com 20 participantes, que tiveram duas aulas teóricas e 5 práticas. Cada instrutor credenciado do PRN-SBP – Silvia Loffredo, Ana Tomie Kurauchi e Gladys Gripp Bicalho – ministrou o treinamento para o máximo de 8 profissionais.

Também foi apresentado um vídeo de ventilação com pressão positiva com balão autoinflável e máscara facial em recém-nascido ≥34 semanas – Acesso livre em www.sbp.com.br/especiais/reanimacao/ (descer a página até o final para ver o vídeo).

Material didático para leitura – Documento Científico: Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria 2022 – Acesso livre em www.sbp.com.br/especiais/reanimacao/

Clique aqui para obter o Certificado de aprovação (validade até março de 2027)

O próximo Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde (Diretrizes SBP) será realizado no dia 17 de maio. Para se inscrever, é necessário se cadastrar no site www.spspeduca.org.br