Texto divulgado em 15/04/2025
A SPSP promoveu o Curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco – Diretrizes SBP, em sua sede, no dia 11 de abril, organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP e Programa de Reanimação Neonatal SBP/SPSP. O objetivo da atividade foi ensinar médicos, residentes em pediatria, neonatologia, emergência pediátrica, medicina intensiva pediátrica, entre outras áreas de atuação em pediatria, além de estudantes de 5º e 6º anos de medicina, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde de nível superior a realizar o transporte intra-hospitalar e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro, incluindo profissionais do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com base nas diretrizes da SBP 2024.
Sob coordenação de Mandira Daripa Kawakami e Silvia Heloisa M. Loffredo, o curso contou com 22 participantes, que tiveram 1 aula teórica e 4 aulas práticas, versando sobre os requisitos básicos e os problemas mais frequentes relacionados ao transporte de recém-nascidos de alto risco. Nas aulas práticas com incubadora de transporte, bomba perfusora, manequim de intubação e ventilador mecânico manual em T, cada instrutora credenciada do PRN-SBP – Ana Tomie Nakayama Kurauchi, Bettina Barbosa D. Figueira e Silvia Heloisa M. Loffredo – ministrou o treinamento para o máximo de 8 alunos. Na oportunidade, também foi apresentado um vídeo sobre Funcionamento da Incubadora de Transporte Neonatal (acesso livre em www.sbp.com.br/especiais/reanimacao/).
Material didático para leitura: Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco: Diretrizes SBP 2024, disponível na Secretaria do PRN-SBP (11-3068-8595 ou [email protected])
Clique aqui para obter o Certificado de aprovação (validade até março de 2030).
Informações: (11) 3284-9809, com Társis



