Texto divulgado em 28/02/25
A prática esportiva se enquadra como uma atividade que atende às necessidades dos adolescentes, tendo efeitos positivos principalmente nos domínios físico, fisiológico e psicológico. Essa atividade vem ganhando cada vez mais adeptos e, por isso, o surgimento de jovens atletas é cada vez mais evidente nos centros esportivos.
No entanto, a literatura científica é controversa sobre os benefícios e as consequências reais da prática esportiva na população adolescente, especialmente quando se consideram os comportamentos de risco à saúde em indivíduos que praticam regularmente.
Neste sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática com metanálise para verificar a associação de aspectos da prática esportiva com comportamentos de risco à saúde em adolescentes
De forma geral, os autores concluíram que adolescentes que realizam prática esportiva tendem a apresentar menor ocorrência de comportamento sedentário, consumo de tabaco e de drogas ilícitas e quantidade de sono inadequada. No entanto, eles encontraram que a prática esportiva teve associação significativa com o consumo de álcool em meninos.
A leitura desta pesquisa vale a pena pela importância de ações de educação em saúde e orientação comportamental nesta faixa etária, especificamente, pelo conhecimento dos cuidados que devemos ter com os adolescentes, que vivem um período da vida no qual ocorrem várias transformações psicossociais e biológicas.
Veja os detalhes deste recente estudo, recém-publicado na Revista Paulista de Pediatria.
Acesse o link: https://www.scielo.br/j/rpp/a/shwYh8zv7Zk5CZNdRtQnyzg/?lang=en
Saiba mais informações sobre a RPPED e como submeter artigos em: scielo.br/j/rpp