16º CONGRESSO PAULISTA DE PEDIATRIA   

16º CONGRESSO PAULISTA DE PEDIATRIA   

 

Aconteceu, entre os dias 27 e 30 de março de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, SP, o 16º Congresso Paulista de Pediatria. O evento, que teve como tema central “Em defesa da Pediatria e do Pediatra”, foi dirigido a pediatras e demais profissionais que lidam com a população pediátrica. Cerca de 300 renomados especialistas do Estado de São Paulo, de todas as áreas da pediatria, participaram de conferências e debates para discutir temas contemporâneos nos cuidados da saúde de recém-nascidos, crianças e adolescentes. Com a participação de 2.700 congressistas, o evento foi considerado um sucesso entre o público presente.

Os programas do congresso e dos cursos pré-congresso foram muito abrangentes, baseados em evidências que influenciam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, e atenderam aos profissionais que atuam em ambulatórios, unidades básicas de saúde, consultórios, emergências e unidades de terapia intensiva, no intuito de oferecer o atendimento ideal aos seus pacientes. Além disso, a programação científica trouxe atualização, inovação e se aprofundou nos enormes desafios que os pediatras têm enfrentado, através de um menu de atividades distribuídas em cinco auditórios: foram 18 cursos pré-congresso, 30 conferências, 15 miniconferências, 15 mesas-redondas, 7 discussões de casos clínicos, 15 simpósios satélites, 8 painéis e 10 colóquios.

Foram também apresentados e discutidos temas de cuidados clínicos e pesquisa (ultrassom Point Of Care, uso de medicamentos off label e uso compassivo, dor do paciente em cuidados paliativos na emergência), intervenções e desafios (intervenção precoce na criança com deficiência, desafios na transição para a clínica de adultos, novas diretrizes no tratamento da sepse), problemas emergentes de saúde (atendimento do adolescente LGBTQIAPN+, epidemia do cigarro eletrônico, segurança na internet), sistemas de saúde (o pediatra, esse incrível especialista, atenção primária à saúde) e temas impactantes, como: anticoncepção, dislipidemias, medicamentos na obesidade, avaliação pré-participação esportiva e o “hospitalista pediátrico”. E, ainda, tópicos relacionados ao desenvolvimento, necessidades especiais e segurança e “A arte de cuidar – um projeto da SPSP”.

Retire seu Certificado