RPPED: Influência do desenvolvimento físico e do contexto sociocultural na atividade física das crianças

RPPED: Influência do desenvolvimento físico e do contexto sociocultural na atividade física das crianças

Texto divulgado em 30/06/25


O desenvolvimento físico das crianças, que inclui crescimento, maturação e aquisição de habilidades motoras, é fundamental para a prática de atividades físicas.

Além disso, o ambiente social e cultural onde a criança está inserida também influencia muito sua prática de atividades físicas, incluindo família (incentivo dos pais ou responsáveis, o envolvimento em atividades físicas), escola (oferta de educação física de qualidade e a valorização do esporte nas escolas impactam positivamente a prática regular), amigos e grupos sociais (interação com colegas e a participação em grupos esportivos estimulam a motivação e o compromisso com a atividade física), além de cultura e dos valores.

Em artigo publicado na Revista Paulista de Pediatria, os autores objetivaram examinar a força preditiva da aptidão cardiorrespiratória, competência motora, nível educacional materno e percepção dos pais sobre as atividades de lazer preferidas dos filhos, para atender as diretrizes de atividade física de cada gênero, dos 3 aos 6 anos.

A conclusão encontrada foi bastante interessante, a saber: independentemente da aptidão cardiorrespiratória ou da competência motora, circunstâncias familiares e socioculturais influenciaram a atividade física conforme o gênero. As políticas de saúde devem encorajar a participação igualitária de gênero em atividades/esportes culturalmente significativos em determinada região/país, especificamente no contexto familiar.

 

Veja esse estudo na íntegra, publicado na Revista Paulista de Pediatria

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