Um alerta sobre a trend da vez: dry-scooping

Um alerta sobre a trend da vez: dry-scooping

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 22/10/2021


A palavra “trend”, ou tendência, seria um “Desafio” que viraliza nas redes sociais, estimulando outros usuários a repetir tal comportamento.

A tendência da vez, principalmente na rede social TikTok, é conhecida como “dry-scooping”. Tal desafio consiste em ingerir o pó para preparo de “shakes” pré-treino sem diluí-lo. Supostamente, essa prática traria benefícios, uma vez que a ingestão do pó seco promove uma absorção mais rápida dos componentes do produto, potencializando seus efeitos. E é exatamente aí que mora o perigo.

Os produtos pré-treino, em geral, contêm grandes quantidades de aminoácidos e cafeína. Com a absorção mais rápida do pó, além de aumentar os riscos de problemas renais, os efeitos colaterais da cafeína ficam mais intensos, causando crises de ansiedade, cefaleia, náuseas, dor no peito, taquicardia e arritmias. E se já não bastasse isso, existe o risco de asfixia e sufocação pela aspiração do pó.

Se lembrarmos que tais “shakes” pré-treino são direcionados ao público adulto, fica claro que seu uso inadequado se torna ainda mais perigoso se praticado por adolescentes e crianças, frequentadores assíduos de redes sociais como o TikTok e muito influenciados pelos “Desafios”.

A Academia Americana de Pediatria já se pronunciou a respeito dos riscos do “dry-scooping” e a SPSP reitera esse alerta aos pais, informando os riscos de tal prática e lembrando que o consumo de produtos pré e pós-treinos devem ser feitos sempre sob orientação médica ou de nutricionista.

Aproveitamos a oportunidade também para lembrar que todo acesso de crianças à internet deverá ter a supervisão de um adulto capaz de filtrar e orientar sobre os conteúdos presentes na rede. E reforçar aos pais de adolescentes que estar disponível ao diálogo é muitas vezes a melhor forma de prevenção.

Relatora:
Regina Carnaúba
Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: taras malyarevich | depositphotos.com