Uso de melatonina em crianças

Uso de melatonina em crianças

A melatonina é um hormônio secretado após a diminuição da luz e que nos ajuda a “pegar no sono”. Em muitos países, ela é vendida sem a necessidade de prescrição médica e considerada um suplemento alimentar.

Sua indicação formal ocorre em dois casos: pacientes com alterações no ritmo circadiano (ritmo das 24 horas do dia) e insônia em adultos.

Apesar dessas duas indicações formais, vemos o uso generalizado da melatonina, inclusive em crianças.

Os principais distúrbios do sono em Pediatria são a dificuldade em iniciar o sono sem a presença dos pais e os múltiplos despertares noturnos, em que a criança necessita da presença de um dos pais para voltar a adormecer.

A melatonina muitas vezes é utilizada nesses casos, com ou sem prescrição médica, na esperança de melhorar as queixas de sono. No entanto, essas queixas comuns são questões comportamentais, que podem ser trabalhadas com orientações de rotinas de sono aos pais e geralmente não respondem ao uso da melatonina.

Estudo recente nos Estados Unidos da América mostrou o risco de intoxicação por melatonina em crianças. Foi observado um aumento de 530% nos casos de intoxicação entre 2012 a 2021 (260.500 casos), com um aumento maior durante o período da pandemia.

A maioria das intoxicações (94%) ocorreu por ingestão não intencional, em crianças menores de 5 anos. Cerca de 83% dessas intoxicações foram assintomáticas (sem apresentar sintomas). As intoxicações que apresentaram sintomas (sintomáticas) envolveram os sistemas digestório, cardíaco ou neurológico (sintomas gástricos, cardíacos ou neurológicos). Houve necessidade de internação em 15% dos casos sintomáticos, sendo que 1% necessitou de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ocorreram duas mortes, em crianças menores de 2 anos.

O aumento do número de casos de intoxicação pode ser atribuído a um maior consumo da melatonina, tanto na população adulta quanto em crianças, o que explica o crescimento mais importante durante o período pandêmico, em que as queixas de sono se intensificaram.

Melatonina é uma medicação e merece todos os cuidados dedicados a outras medicações: utilização apenas por indicação médica, acompanhamento médico durante o uso e armazenamento adequado e longe do acesso de crianças.

Relatora:
Cristiane Fumo dos Santos
Departamento Científico de Medicina do Sono da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: igordoon-primus I unsplash.com