Você já ouviu falar de uma doença chamada de lúpus? Conhece algum familiar ou amigo que tenha lúpus?

Você já ouviu falar de uma doença chamada de lúpus? Conhece algum familiar ou amigo que tenha lúpus?

No dia 10 de maio é celebrado o Dia Internacional de atenção à pessoa com lúpus (Dia mundial do lúpus). A data tem como objetivo conscientizar e orientar as pessoas em relação à doença, que também pode acometer crianças. O lúpus não tem cura, mas, se mais pessoas conhecerem a doença, o diagnóstico poderá ser feito mais rápido, assim como o início do tratamento e a melhora da qualidade de vida, tanto do paciente, quanto de sua família.

O lúpus é uma doença crônica, com origem multifatorial (ambiental, genética, emocional e hormonal), que pode afetar diferentes regiões do corpo, como a pele, as articulações, as células do sangue, o sistema nervoso, os rins e as membranas que recobrem o coração e os pulmões. É mais comum no sexo feminino, inclusive em crianças e adolescentes.

É conhecida como uma das doenças autoimunes, ou seja, do sistema imunológico – que é o responsável pela proteção e defesa do nosso corpo contra células anormais ou agentes infecciosos – que passa a não reconhecer as células do próprio corpo, ataca-as e leva a inflamação e possível lesão do local afetado.

Os pacientes podem apresentar sintomas como febre prolongada, cansaço/falta de energia, perda de peso, queda de cabelo, úlceras orais (aftas profundas), manchas na pele principalmente em regiões expostas ao sol, dor ou inchaço nas articulações e alterações na urina. Os sintomas e a gravidade da doença são variáveis em cada pessoa, assim como o seu tratamento, que deve ser individualizado.

Para fazer o diagnóstico o pediatra deverá levar em consideração o histórico do paciente, o exame físico e solicitará alguns exames laboratoriais. Não existe um único exame que faça o diagnóstico de lúpus ou que sirva como risco para ter a doença.

O pediatra especializado no cuidado do paciente com lúpus é o reumatologista pediatra.

Relator:
Melissa Mariti Fraga
Presidente do Departamento Científico de Reumatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: realinemedia | depositphotos.com