“PROJETO MATCH CIENTÍFICO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA NO FOMENTO À PESQUISA CIENTÍFICA EM PEDIATRIA

Introdução: O “Projeto Match Científico” nasceu em 2023, do desejo de alunos de medicina da Liga Acadêmica de Pediatria de uma universidade federal, de produzir ciência e transformar a realidade acadêmica por meio do incentivo à pesquisa. Acredita-se que elaborar e popularizar o conhecimento científico contribui para a formação de profissionais mais qualificados e para o desenvolvimento social. Objetivo: Este relato explana a experiência de ligantes de Pediatria no “Projeto Match Científico”, destinado a explorar temas relevantes em distintas subáreas pediátricas. Método: Primeiramente, a Coordenação de Pesquisa da LAPED explicou sobre o Projeto e convidou os ligantes interessados em desenvolver pesquisa para participarem. A partir disso, um grupo geral de interessados foi criado e os alunos sinalizaram quais temáticas gostariam de pesquisar. Em sequência, foi realizada capacitação com os integrantes a fim de socializar conhecimentos básicos acerca do fazer científico. Assim, os grupos de trabalho (GTs), compostos por até 3 alunos e um pediatra orientador, tinham autonomia para definir a linha de pesquisa, traçar delineamento metodológico e executar sua produção. Os GTs focaram em temas de pediatria geral, neonatologia, gastropediatria, endocrinopediatria, neuropediatria e hematopediatria. As reuniões ocorreram de forma online. Resultados: O projeto inovador proposto pela Coordenação de Pesquisa da LAPED conseguiu avanços em várias frentes. Enquanto pesquisadores, os alunos conquistaram competências e habilidades inerentes à prática científica, com publicações já selecionadas para apresentação em eventos. Alunos de semestres distintos se relacionaram positivamente, demonstrando promissor trabalho em equipe. Ainda, o curso de medicina ganha acadêmicos verdadeiramente atuantes no tripé pesquisa-ensino-extensão. Conclusão: A Liga de Pediatria, ciente do importante papel da pesquisa científica no país, segue buscando novas expertises para materializar conhecimentos e teorias em Pediatria.