A VIVÊNCIA ACADÊMICA EM ATIVIDADES PRÁTICAS DIRECIONADAS PARA A NEONATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução: o estágio extracurricular em pediatria na formação médica promove além da aquisição de novas competências profissionais, o contato com os condicionantes e desafios inerentes da especialidade em um centro obstétrico. As ligas acadêmicas (como, por exemplo, a liga de pediatria) oferecem experiências práticas na especialidade de Neonatologia, através do acompanhamento do processo de recepção de recém-nascidos nas salas de parto do hospital universitário. Objetivo: relatar a vivência positiva, formativa e enriquecedora de se realizar estágios extracurriculares junto à equipe de Neonatologia de centro obstétrico. Método: dentre as atividades, os acadêmicos de medicina e ligantes da Liga de Pediatria podem acompanhar diariamente os médicos plantonistas nos partos que ocorrem no período noturno. Nessa atividade extracurricular, o aluno tem a oportunidade de assistir ao parto e a recepção do recém nascido, em que se realizam os primeiros cuidados, experiência que seria possível apenas no internato. Resultados: a possibilidade de acompanhar o serviço de Neonatologia permite um contato excepcional com uma área em ascensão na Pediatria, que cada vez mais demonstra sua importância no contexto de saúde, já que o atendimento adequado ao bebê reduz a mortalidade neonatal e o número de sequelas neurológicas. Nesse contexto, é fato afirmar que o aluno além de enriquecer seu desempenho como médico generalista (aprendendo sobre maneiras de realizar um breve exame físico, importância de estimular a amamentação precoce, técnicas de reanimação, entre outros aprendizados), desenvolve também habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para o bom convívio no ambiente hospitalar. Conclusão: o acompanhamento das atividades foi de extrema relevância para complementar a grade do curso de medicina e potencializar o conhecimento dos acadêmicos, colaborando para uma formação médica mais plural e humanística.