AÇÕES DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL EM TRÊS LAGOAS

Introdução: Conceitua-se o Abuso Sexual Infantil (CSA) como qualquer prática ou tentativa de ato sexual, contato sexual ou exploração de uma criança. Estima-se que entre 10% e 20% das meninas e entre 5% e 10% dos meninos sofrerão CSA em um espectro desde a exposição até atos penetrativos. Nesse sentido, urge-se a necessidade de desenvolver estratégias para combatê-lo.
Objetivo: relatar as experiências e estratégias das ações realizadas para combate ao CSA no município de Três Lagoas/MS em 2022-2023.
Metodologia: Foram realizadas capacitações de profissionais durante o MAIO Laranja e atividades de rastreio e prevenção ao CSA em escolas. Houve parceria com um programa de mesma finalidade de Campo Grande/MS e as ações foram realizadas por uma equipe composta por psicanalista, enfermeira e sete acadêmicos de Medicina e Enfermagem. As capacitações foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Secretaria Municipal de Educação (SME) de Três Lagoas/MS. Também realizou-se uma palestra aos profissionais de saúde da Atenção Primária, por meio do Telessaúde MS. A abordagem escolar ocorreu por meio de palestra com vídeo e aplicação do livreto “Meu corpo é meu amigo” e o público foi constituído por escolares de 7 a 12 anos. Com a aplicação do livreto foram identificadas situações de risco, sendo os casos encaminhados à assistência social da Escola.
Discussão: O projeto alcançou 100 e 87 crianças nas escolas 1 e 2 respectivamente, com 42 casos encaminhados. Foram capacitadas 81 pessoas na SMAS, 92 na SME e 83 por meio do Telessaúde/MS.
Conclusão: As ações realizadas possibilitaram a prevenção de situações de abuso sexual infantil, por meio de atividades lúdicas na escola. As palestras com os profissionais fomentaram o conhecimento acerca da prevenção do CSA.