AS DISFUNÇOES TIREOIDEANAS E AS ALTERAÇOES LIPÍDICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SINDROME DE DOWN

As disfunções tireoideanas são muito comuns nas crianças com Síndrome de Down (SD), podendo favorecer a alterações no perfil lipídico, sendo estas também mais comuns nestes pacientes. O mecanismo responsável por tais alterações não está completamente elucidado, acreditando-se que tenha um componente inerente à própria condição genética associado.
Objetivamos avaliar se a presença de disfunções tireoideanas está relacionada a alterações no perfil lipídico de crianças e adolescentes com a SD.
Métodos: Estudo clínico observacional, aprovado no Comitê de Ética. Realizada análise sérica de colesterol total e frações (HDL, LDL), triglicérides (TG) e de hormônios tireoideanos (TSH e T4L) de crianças e adolescentes com SD, em seguimento ambulatorial em um Hospital Universitário.
Resultados: Incluídos 52 crianças e adolescentes. Apenas 13,21% apresentaram disfunções tireoideanas, e o hipotireoidismo subclínico foi a alteração mais comum (9,4%). Destes pacientes, apenas 14,3% apresentaram alterações no perfil lipídico. Não houve correlação com os valores de LDL, o HDL abaixo foi abaixo do preconizado em 28,6% e 48,9% deles apresentaram TG alterado.
Concluimos que as crianças com SD podem apresentar maiores alterações no perfil lipídico e tireoideano. Ambas as condições podem atuar de forma deletéria ao longo da vida, aumentando o risco cardiovascular e as comorbidades associadas Em nosso estudo a maioria das crianças apresentava perfil tireoideano e lipídico normais, podendo ser reflexo do seguimento regular de em nosso serviço de saúde da criança.