BREAKING BAD NEWS: É POSSÍVEL COMUNICAR SEM FERIR? UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS NA PEDIATRIA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS.

Comunicar más notícias/Breaking Bad News (BBN) dentro do atendimento à pediatria significa repassar informações, de forma adequada, aqueles pacientes ou pais de pacientes com um diagnóstico difícil. Tais informações devem chegar com a maior precisão e com o maior nível de habilidade, pois, a depender de como são repassadas, são capazes de afetar a recepção e a continuidade dos tratamentos.

OBJETIVO
Avaliar como notícias ruins são repassadas aos pacientes e seus pais no contexto da pediatria.

MÉTODOS
Pesquisa exploratória nas bases PubMed e BVS Saúde. Os termos de busca foram: ´pediatric breaking bad news´, ´comunicar más notícias na pediatria´.

RESULTADOS
Foram selecionados 40 artigos, dos quais 8 foram retidos. Da análise de conteúdo explicativa emergiram quatro temas principais: (1) uma boa relação médico-paciente pode melhorar a recepção de más notícias, com 9 trabalhos, (2) o uso de ferramentas estratégicas para facilitar a comunicação, com 12 trabalhos, (3) presença de desconforto médico em comunicar BBN, com 16 trabalhos , e (4) o treinamento da comunicação melhora efetivamente os resultados, com 22 trabalhos. Totalizando os entrevistados em 257 pais de pacientes e 1083 médicos e residentes de pediatria.

CONCLUSÃO :
A comunicação de más notícias pode gerar desconforto e receio em repassá-las, especialmente a pais de pacientes com diagnóstico difícil, portanto, é importante que sejam transmitidas com maior segurança e de forma adequada. Esse trabalho demonstrou que o uso de ferramentas estratégicas e treinamento melhoram exponencialmente sua transmissibilidade e receptividade. Os médicos pediatras devem ter sua capacidade técnica bem preparada e palavras assertivas no momento de repassar o diagnóstico, pois, este momento pode alterar toda a percepção da real importância da situação e a devida continuidade do tratamento. Além disso, é importante salientar que esse tema está presente em toda a medicina, devendo ser aprendida desde a graduação, evitando desconfortos futuros durante os atendimentos.