Introdução: Craniolacunia, é uma irregularidade nos ossos membranosos do vértice, causada por displasia do periósteo. Resulta em falhas arredondadas desconformes no crânio, sem arcabouço ósseo, tendo somente periósteo e dura máter. Não é observada na base do crânio devido à matriz cartilaginosa. O diagnóstico é feito por exames de imagem como tomografia e raio-x, que mostram falhas e fusão das suturas cranianas. A anomalia não requer tratamento, pois a ossificação ocorre naturalmente entre o 4º e 6º mês após nascimento, não afetando o desenvolvimento cerebral. É rara em adultos, dificultando o diagnóstico, contudo, exames de imagem podem melhorar os diagnósticos e permitir melhor tratamento.
Descrição do caso: Paciente do sexo feminino, 22 anos, deu entrada com queixa de cefaleia intensa sendo realizada TC de Crânio. Na tomografia foi evidenciado abertura óssea em área de ossos frontal e parietal direito. Foi solicitado o requerimento do prontuário de nascimento, para ver-se as condições de gestação e nascimento. Após análise, encontrou-se tais informações: RN, nascido de parto cesáreo, idade gestacional 32 semanas e 3 dias, Apgar 9/10 com peso inicial de 1145kg. Exame físico normal, exceto por fontanela anterior abaulada e disforme na área afetada. Recebeu alta hospitalar após 45 dias de internação em UTI neonatal, com 1845kg, em aleitamento materno misto e exame físico neurológico normal. Ademais, apresenta desenvolvimento cerebral sem comprometimento somático, psíquico ou complicações.
Discussão: Sintomas: deformidade craniana e fontanela persistente. Achados do exame físico variam com a gravidade relacionada ao número de fenestras e sua extensão, podendo ser isolada ou associada a outras patologias como mielomeningocele. Geralmente não requer tratamento, exceto em casos persistentes que podem exigir cirurgia por estética e funcionalidade.
Conclusão: O diagnóstico de craniolacunia é desafiador, pois os sintomas tendem a se solucionar espontaneamente. A conscientização é essencial para certificar cuidados adequados ao indivíduo acometido.