Introdução: O conhecimento do perfil de consumo alimentar é importante na promoção de ações de melhoria da qualidade alimentar e nutricional (BRASIL, 2015). Objetivo: Avaliar os marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) de adolescentes pertencentes a uma coorte populacional de nascimentos brasileira. Método: Estudo transversal, da fase escolar da coorte populacional de nascimentos BRISA Ribeirão Preto/SP. A coorte iniciou no ano de 2010 (95,7% dos nascidos no município) e as crianças foram reavaliadas aos 11-13 anos. Nutricionistas treinados coletaram os marcadores do SISVAN (BRASIL, 2015). Dados sociodemográficos e econômicos foram coletados. A análise descritiva dos dados foi realizada pelo software STATA 14.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 26288619.7.0000.5440). Resultados: Entre os 2957 adolescentes participantes, 52% (n=1537) eram meninos, 55,7% (n=1631) referiram cor da pele branca e 47,5% (n=1344) das famílias foram classificadas com classe socioeconômica B. Em relação aos marcadores de consumo alimentar do SISVAN, 77,9% (n=2305) dos adolescentes costumam realizar as refeições assistindo à TV, mexendo no computador e/ou celular, e 39,3% (n=1162) realizam habitualmente 4 refeições ao dia, sendo as mais comuns: almoço (98%, n=2897) e jantar (97,8%, n=2892). 67% (n=1981) realizaram o consumo de feijão no dia anterior à entrevista, 38,2% (n=1130) de frutas frescas, 45,9% (n=1357) de verduras/legumes e 22,5% (n=664) macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoito salgados. Uma grande porcentagem consumiu hambúrgueres e/ou embutidos (55,9%, n=1652), bebidas adoçadas (75,2%, n=2223) e biscoitos recheados, doces ou guloseimas (68,1%, n=2015). Conclusão: Podemos observar um padrão de alimentação e comportamento não saudável entre os adolescentes, conforme os marcadores de consumo alimentar do SISVAN.