PANCREATITE NECROSANTE EM CRIANÇA COM CISTO DE COLÉDOCO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO: Pancreatite aguda é uma doença inflamatória abrupta, manifestada por elevação das enzimas hepáticas, dores abdominais e vômitos. As principais etiologias em crianças envolvem doença biliar, pancreatite medicamentosa, pancreatite hereditária recorrente e trauma. Em maioria não há complicações graves. O cisto de colédoco é de etiologia incerta, dificilmente considera diagnóstico diferencial de sintomas abdominais na infância
DESCRIÇÃO: Paciente feminina,8 anos, na enfermaria com dor abdominal intensa e vômitos há 2 dias, associado a distensão abdominal, apresentou amilase de 642 U/L e em tomografia visto pancreatite aguda com 60% de necrose e líquido livre intra-abdominal, retroperitoneal e peritoneal. Com piora do quadro optou pela laparotomia exploratória, visto edema em corpo pancreático e necrose em cabeça, hematoma no cólon transverso aderido ao mesogástrio. Ambulatorialmente, realizou colangioressonância e visto cisto de colédoco, feito derivação biliodigestiva com ressecção da vesícula e colédoco
DISCUSSÃO: Na pancreatite é crucial versar diagnóstico, história clínica e exame físico, visto que dor abdominal é o sintoma mais comum nas crianças (90%). A forma necrosante ocorre pela inflamação que possibilita vazamento de enzimas para dentro do tecido pancreático e ao redor promovem necrose. O manejo inicial principal é administração de fluido endovenoso, mantém a produção de urina e líquido no organismo, previne complicações e auxilia a preservar a microcirculação pancreática.
Cistos do colédoco são raros, mais comum em mulheres e causam dilatação desigual e congênita do sistema ductal biliar, segundo a teoria de babbitt é uma irregularidade na união do ducto pancreático com o ducto biliar comum distal fora da parede duodenal e facilita a formação de cistos no local.
CONCLUSÃO:A pancreatite necrosante aguda na criança é pouco descrita na literatura, ainda mais quando associada a malformação anatômica de via biliar. Portanto, são precisos estudos e novas diretrizes de diagnóstico e tratamento uniformizados para diagnóstico rápido e correto, a fim de evitar complicações.