Introdução: A condição de saúde das crianças, embora menos afetada pela COVID-19, enfrentou consequências devido ao isolamento social adotado para conter a propagação do vírus. Tal condição introduziu desafios psicossociais ao público infantil, tendo em vista às mudanças ocorrida em suas rotinas e ao estresse enfrentado durante esse período. Esse novo panorama implica diretamente na saúde mental das crianças, ao estar relacionado à diversos aspectos que a moldam. Objetivo: Analisar o impacto da Covid-19 na saúde mental das crianças durante o isolamento social. Métodos: Essa pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, apresentando um delineamento transversal, analítico e amostragem não probabilística. Adotou uma abordagem qualitativa na coleta de dados, seguida de uma análise qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados, foi realizado um formulário eletrônico, onde pais e responsáveis por crianças de idade entre 6 e 14 anos foram convidados a participar. Resultados: Com faixa etária predominante de 10 a 11 anos (31,44%), sexo feminino (56,19%), cursando o ensino fundamental I (64,43%) e residentes em Minas Gerais (73,71%), a amostra analisada mostrou que o isolamento social aumentou significativamente (p<0,0001) o número de crianças consideradas pelos pais/responsáveis como muito ansiosas, frustradas, irritadas, estressadas e entediadas. Ademais, notou-se que houve uma redução significativa (p <0,0001) de crianças que sentiam pouco medo de contrair doenças e que se sentiam muito pouco tristes. Conclusão: O estudo mostra que os níveis de ansiedade, frustração, irritação, estresse, tédio e tristeza das crianças, durante o isolamento social imposto pela COVID-19, aumentaram. Isso expressa que o isolamento social apresentou efeitos na saúde psíquica das crianças analisadas, com um desfecho desfavorável e intensificação dos sentimentos negativos, o que sustenta a necessidade de conduzir novas pesquisas, para avaliar as repercussões desse período pandêmico na vida das crianças que o vivenciaram.