Introdução: A síndrome de Sjögren (SS) é caracterizada pela positividade para autoanticorpos anti-Ro e anti-La, os quais podem ser associados ao desenvolvimento de bloqueio atrioventricular (BAV) congênito na gestação. Objetivou-se descrever o caso de criança com BAV congênito cuja mãe é portadora assintomática da SS.
Descrição do caso: Mulher, primigesta, 33 anos, previamente hígida e em acompanhamento pré-natal. Realizou exame morfológico com 13 semanas de idade gestacional (IG), que apresentou alteração de frequência cardíaca (FC) fetal, levando a encaminhamento para cardiologia pediátrica. Com 14 semanas de IG, o ecocardiograma fetal revelou ritmo cardíaco irregular, bradicardia ventricular e FC atrial de 135 batimentos por minuto, sendo o feto diagnosticado com BAV total 2:1, mas sem malformações ou disfunção cardíaca. Após, a paciente foi avaliada por um reumatologista que a diagnosticou com SS e iniciou tratamento com corticoide e imunoglobulina. Com 33 semanas de IG, o ecocardiograma fetal apresentou-se sem alterações. No entanto, pela ocorrência prévia do BAV total no segundo trimestre, foi indicado eletrocardiograma e ecocardiograma ao nascimento. Ao nascer, o eletrocardiograma revelou BAV de 1° grau, sem nenhuma repercussão cardíaca, porém com indicação de realização de Holter a cada 4 meses para acompanhamento. Aos 2 anos, o Holter indicou BAV de 2° grau, sem impactos clínicos para a criança. Este diagnóstico se mantém até o momento, quando a criança já completou 7 anos. Nenhum tratamento adicional foi necessário até então.
Discussão: Auto-anticorpos, especialmente o anti-Ro, atravessam a placenta a partir das 12 semanas, podendo induzir miocardite e arritmias nos tecidos fetais. Quando o BAV é completo e associado a disfunção cardíaca, pode ser necessária implantação de marca-passo logo após o nascimento.
Conclusão: Alguns auto-anticorpos maternos predispõem a gestação de filho com BAV congênito, podendo ser manejado por uma equipe multidisciplinar que inclua obstetra de alto risco, reumatologista e pediatra.