Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 18/02/2022


O dia 18 de fevereiro destaca a Síndrome de Asperger, seus muitos desafios, como se manifesta, como suspeitar e o que fazer uma vez que o diagnóstico foi estabelecido.

A síndrome de Asperger é considerada uma das formas do transtorno do espectro autista (TEA). Trata-se de um distúrbio do desenvolvimento que afeta a forma como o cérebro da pessoa processa as informações e, embora possa causar atraso na maturidade social e no raciocínio em crianças, é considerada de alto funcionamento, sendo que muitas das pessoas com Asperger têm inteligência e habilidades verbais acima da média.

A síndrome de Asperger é considerada uma das formas do transtorno do espectro autista (TEA). Trata-se de um distúrbio do desenvolvimento que afeta a forma como o cérebro da pessoa processa as informações e, embora possa causar atraso na maturidade social e no raciocínio em crianças, é considerada de alto funcionamento, sendo que muitas das pessoas com Asperger têm inteligência e habilidades verbais acima da média.

É frequentemente identificada durante a infância e afeta o comportamento, a interação social, a comunicação, a capacidade de entender o que os outros podem estar pensando e a sensibilidade sensorial. A síndrome de Asperger é mais comum no gênero masculino, sendo oito vezes mais diagnosticada nesse grupo do que no feminino.

As pessoas afetadas podem ser muito talentosas, suas habilidades podem variar muito, concentram-se num campo específico e podem ter muito sucesso acadêmico e no ambiente de trabalho escolhido.

Dentre outras questões, podem ter problemas em se comunicar, dificuldade de se expressar, muitas vezes não entendem dicas sociais e verbais, interpretam o que foi dito “ao pé da letra”, têm incapacidade de “ler” outras pessoas, fazem muito esforço para fazer contato visual, são extremamente sensíveis a luzes fortes e sons altos, apresentam dificuldade de entender a linguagem corporal (podem não reconhecer quando alguém está com raiva ou frustrado) e tendem a aderir a uma rígida rotina. Lutar com as tarefas da vida cotidiana pode tornar a vida desafiadora.

A história nos mostra que muitas pessoas têm ou tiveram a síndrome, como: Charles Darwin (Teoria da Evolução), Michelangelo (pintor e escultor), Vincent van Gogh (pintor), Marie Curie (Radiação e Radioatividade), Alan Turing (“Pai do Computador” e decifrou o código Enigma dos nazistas), Albert Einstein (físico e cientista), Sir Isaac Newton (cientista), Hans Christian Andersen (escritor infantil), Bobby Fischer (campeão mundial de xadrez), Satoshi Tajiri (criou o Pokémon), Bill Gates (CEO da Microsoft), Sir Anthony Hopkins, Dan Aykroyd e Daryl Hannah (atores), Greta Thunberg (Doutora em Estudos da Cultura, ativista ambiental).

E não podemos deixar de comentar a excelente atuação da atriz Sara Mortensen, na série francesa “Bright Minds” (episódios vão ao ar toda quarta-feira, no canal AXN), no papel da Astrid Nielsen, personagem com Síndrome de Asperger que trabalha na documentação criminal da polícia e possui memória assombrosa. Sem dar spoilers, Astrid, que tem grande incapacidade de socializar e se comunicar, é encontrada pela comandante Raphaelle Coste que, quando percebe o brilhantismo da Astrid, acaba recrutando-a e as duas passam a investigar crimes ainda não solucionados – com isso, mesmo com tantas diferenças – uma tem a força e a destreza, enquanto a outra tem o saber e a mente extraordinária, elas se completam e as habilidades de ambas ajudam nas resoluções dos casos.

Outro personagem de destaque é Sheldon Cooper, na série “The Big Bang Theory”: extremamente inteligente, ele tem dificuldade em lidar com situações consideradas simples no cotidiano, como a de socializar e entender ironias, por exemplo, além de ter comportamentos compulsivos e repetitivos que, às vezes, incomodam quem está ao seu redor.

E também a série protagonizada pelo Dr. Shawn Murphy, personagem interpretado pelo ator Freddie Hihgmore em “The Good Doctor”, é outro exemplo de sucesso.

Muitos comportamentos de crianças com síndrome de Asperger são bastante comuns em crianças pequenas – é quando tais comportamentos acontecem com frequência que a síndrome pode ser diagnosticada. Pais, familiares, professores e pessoas próximas à criança são mais propensos a notar tais comportamentos, embora possa levar anos até que o diagnóstico seja feito. A partir da suspeita, rotinas devem ser ajustadas e deve-se buscar ajuda especializada.

Terapias práticas como Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia são importantes, além de outras atividades, como: histórias sociais, apoio ao comportamento positivo, suportes visuais, ensino incidental, modelo sociopragmático de desenvolvimento (terapia que usa interações cotidianas entre cuidadores e crianças para promover a comunicação).

E para que se desenvolvam no campo profissional, suas aptidões devem ser detectadas e desenvolvidas com os objetivos de construir confiança, resiliência e rotina, desenvolver melhores relacionamentos, melhorar as tarefas e atividades da vida diária, participar de atividades da comunidade.

Esperamos que tenha ficado claro que o TEA não é uma barreira para alcançar o sucesso, pessoas com Asperger devem inspirar os outros a perseguir seus sonhos e perseverar em qualquer campo que possam imaginar.

Saiba mais:

Parent guide: therapies for autistic Children. https://raisingchildren.net.au/autism/therapies-guide

Asperger’s Syndrome. https://www.psych4schools.com.au/free-resources/aspergers-syndrome/

International Asperger’s Day. https://www.slq.qld.gov.au/blog/international-aspergers-day

History’s 30 Most Inspiring People on the Autism Spectrum. https://www.appliedbehavioranalysisprograms.com/historys-30-most-inspiring-people-on-the-autism-spectrum/

Celebrating 9 Asperger’s Heroes on International Asperger’s Day. https://calmingmoments.com.au/celebrating-9-aspergers-heroes-on-international-aspergers-day/

Relatora:
Renata D Waksman
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: photographee.eu | depositphotos.com