Meu filho ronca! O que eu preciso fazer?

Meu filho ronca! O que eu preciso fazer?

O que é o ronco?

O ronco é o barulho provocado pela passagem do ar por uma via aérea estreitada. Ele pode estar presente na vida das crianças de forma ocasional (quando está resfriada, por exemplo), ou de forma mais frequente.

 

Quando eu preciso me preocupar?

As famílias devem se preocupar se o ronco estiver presente em 3 ou mais dias da semana. Nesses casos, ele é chamado de ronco habitual e sempre merece atenção.

 

O que pode fazer uma criança roncar?

Qualquer coisa que estreite as vias aéreas: o inchaço provocado pelos resfriados nos casos de ronco que acontece de vez em quando, o inchaço provocado pela rinite, o estreitamento pelo aumento de tamanho da adenoide (a “carne esponjosa”) ou das amigdalas. Outra causa de ronco, mais frequente nos adultos, mas cada vez mais presente nas crianças e adolescentes, é a obesidade.

 

E o que fazer se meu filho estiver roncando mais vezes na semana?

A primeira coisa é leva-lo para ser avaliado pelo pediatra: como está o nariz? Está com rinite, tem sinais de ser uma criança respiradora oral? De acordo com a história e o exame físico, o pediatra pode solicitar exames para a avaliação do tamanho da adenoide ou encaminhar para o otorrinolaringologista.

Outra avaliação importante que o pediatra deve fazer é a avaliação do estado nutricional da criança.

 

Todo ronco necessita de cirurgia?

Não, o ronco habitual deve ser sempre avaliado e ter suas causas abordadas. O controle da rinite e do peso pode ser suficiente para o controle do ronco. Em casos de aumento do tamanho da adenoide ou das amigdalas, o tratamento cirúrgico pode ser considerado.

 

E se não for tratado, o ronco pode levar a alguma consequência ruim?

Sim, o ronco habitual em crianças está associado a pior aproveitamento escolar e a alterações do metabolismo, como aumento dos níveis de açúcar no sangue e até mesmo ao aumento da pressão arterial.

 

Relatora:
Cristiane Fumo dos Santos
Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: brett-durfee I unsplash.com